Fases de aquisição da escrita
1) Fase pré – silábica - sem valor sonoro
Ø Sabe que a escrita é uma forma de representação
Ø Pode lidar com letras ou não
Ø Não dá às letras valor sonoro
Ø Organiza as letras em quantidade ( mínimo e máximo de letras para ler)
Ø Vai direto para o significado, sem passar para sonora
Ø Variação de letras – ALSI (elefante)
Ø Não tem fonema por fonema, nem sílaba por sílaba
Ø Quando escreve o nome acha mais importante a letra inicial
Ø Para essa criança tirando o som, qualquer letra serve.
Ø Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto
2) FASE SILÁBICA – percebe relação de som com grafia
Ø Percebe relação de som com grafia.
Ø Cada sílaba ligada a uma letra.
Ex: CA VA LO
C V O
Ø Valor sonoro : - Convencional ( como no exemplo acima)
- Não convencional : Ex: CA VA LO
S A I
OBS : Cada letra um fonema - na nossa escrita
Nesta fase : cada sílaba – um fonema
Ø No auge desta fase, ela já faz a ligação com o valor sonoro convencional
Ø Tanto no quantitativo ( números de letras) , quanto no qualitativo (repetição
da mesma letra) .Aparecem problemas.
Ex: CA VA LO
A A O
= causa conflito
Ex: MA CA CO
A A O
3) Fase Silábica Alfabética
Ø Hipótese anterior não serve mais e ela começa a acrescentar letras
SAPATO TOMATE CAJU
2ª fase - S A O TOMTE C J
3ª fase SA TO TOMT CJUA
Ø Acha esta solução boa e passa a escrever na fase alfabética.
4) Fase AlfabÉtica
Ø Depende de ter o valor sonoro das letras
Ø Querer representar cada fonema
EX: Tomate , Formiga.
Orientações para elaborar uma prova diagnóstica
As palavras escolhidas para se testar a fase em que a criança está devem obedecer a critérios :
Ø Na lista, devem existir palavras : monossílabas, dissílabas, trissílabas polissílabas.
Ø A lista deve ser feita por tema. Ex: bicho, comida, etc.
Ø Ordem – começar com palavras que não sejam monossílabas.
Ø Não repetir muito aa, oo. Ex: Borboleta
Ø Ter um monossílabo ou dissílabo que represente alguma coisa forte, grande( ex: tigre) ; um tetrassílabo, que represente por exemplo um animal que seja frágil, pequeno ( ex: pernilongo, borrachudo)
Ø Começa –se pelo nome da criança.
Sugestão :
1- Paulo
2- Formiga
3- Borrachudo
4- Tigre
5- Cão
6- Camelo
7- Rinoceronte
8- Pulga
9- Rã
10- Mariposa
11- Coruja
12 – A formiga picou meu pé.
13 - O tigre fugiu.
A cada palavra que a criança escreve , pára, aponta com o dedo, lendo em
voz alta e a professora anota.
EX: C / V / L
ca va lo
Excelenteeeeeeeeee!!!Ótimas sugestões...
ResponderExcluiradorei as explicaçoes....bjs
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