quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


Fases de aquisição da escrita

1) Fase pré – silábica - sem valor sonoro

Ø Sabe que a escrita é uma forma de representação
Ø Pode lidar com letras ou não
Ø Não dá às letras valor sonoro
Ø Organiza as letras em quantidade ( mínimo e máximo de letras para ler)
Ø Vai direto para o significado, sem passar para sonora
Ø Variação de letras – ALSI (elefante)
Ø Não tem fonema por fonema, nem sílaba por sílaba
Ø Quando escreve o nome acha mais importante a letra inicial
Ø Para essa criança tirando o som, qualquer letra serve.
Ø Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto

2) FASE SILÁBICA – percebe relação de som com grafia

Ø Percebe relação de som com grafia.
Ø Cada sílaba ligada a uma letra.
Ex: CA VA LO
C V O
Ø Valor sonoro : - Convencional ( como no exemplo acima)
- Não convencional : Ex: CA VA LO
S A I

OBS : Cada letra um fonema - na nossa escrita
Nesta fase : cada sílaba – um fonema

Ø No auge desta fase, ela já faz a ligação com o valor sonoro convencional
Ø Tanto no quantitativo ( números de letras) , quanto no qualitativo (repetição
da mesma letra) .Aparecem problemas.

Ex: CA VA LO
A A O

= causa conflito

Ex: MA CA CO
A A O

3) Fase Silábica Alfabética

Ø Hipótese anterior não serve mais e ela começa a acrescentar letras


SAPATO TOMATE CAJU

2ª fase - S A O TOMTE C J
3ª fase SA TO TOMT CJUA

Ø Acha esta solução boa e passa a escrever na fase alfabética.


4) Fase AlfabÉtica

Ø Depende de ter o valor sonoro das letras

Ø Querer representar cada fonema

EX: Tomate , Formiga.


Orientações para elaborar uma prova diagnóstica


As palavras escolhidas para se testar a fase em que a criança está devem obedecer a critérios :

Ø Na lista, devem existir palavras : monossílabas, dissílabas, trissílabas polissílabas.

Ø A lista deve ser feita por tema. Ex: bicho, comida, etc.

Ø Ordem – começar com palavras que não sejam monossílabas.

Ø Não repetir muito aa, oo. Ex: Borboleta

Ø Ter um monossílabo ou dissílabo que represente alguma coisa forte, grande( ex: tigre) ; um tetrassílabo, que represente por exemplo um animal que seja frágil, pequeno ( ex: pernilongo, borrachudo)

Ø Começa –se pelo nome da criança.

Sugestão :

1- Paulo
2- Formiga
3- Borrachudo
4- Tigre
5- Cão
6- Camelo
7- Rinoceronte
8- Pulga
9- Rã
10- Mariposa
11- Coruja
12 – A formiga picou meu pé.
13 - O tigre fugiu.

A cada palavra que a criança escreve , pára, aponta com o dedo, lendo em
voz alta e a professora anota.

EX: C / V / L
ca va lo

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